11h00 > 12h30 – Sessões paralelas 3
Educação e Tecnologia: desafios e oportunidades – Auditório 3
Com este painel pretende-se abordar os desafios e as oportunidades que a tecnologia traz às escolas numa perspetiva holística e multidisciplinar, cruzando os olhares das ciências da educação, da pedagogia e do neurodesenvolvimento. Procura-se, desta forma, contribuir para um debate alargado e esclarecido em torno desta temática, centrando-o nas condições necessárias para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens a partir do potencial transformador da tecnologia.
Participantes:
Inovação pedagógica, tecnologia e aprendizagem: o que nos diz a literatura
Ilídia Cabral | Grupo Ribadouro
Da sala de aula IT à sala de aula HER – o upgrade tecnológico e a ação pedagógica
Helder Martins | Colégio Camões
Infância e ecrãs: desafio educativo visto pela Pediatria
Teresa Pinheiro | Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga
Moderação:
Carla Noronha | Colégio Ribadouro
Propósito das Aprendizagens Essenciais no EAE – Sala 2
Participantes:
Cristina Vieira | Jobra
Pedro Damião | Jobra
Moderação:
Paula Lança | Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Liberdade de Escola – Currículo obrigatório, aprendizagens essenciais e flexibilidade – Sala 1
Qual o espaço para a verdadeira autonomia curricular e porque temos de estar espartilhados por uma visão curricular de há 20 anos? Devemos estar sempre a mexer no currículo ou será melhor estarmos de acordo numas metas a avaliar e dar todo o espaço às escolas e aos professores?
Partindo da experiência de dois professores de áreas distintas, este painel pretende aprofundar o debate sobre a flexibilidade curricular e sua utilidade e urgência.
Participantes:
Ana Aires | Colégio Pedro Arrupe
António Bivar | Universidade de Lisboa (Aposentado)
Moderação:
António Sarmento | Colégio Pelicano