Nuno Crato, GCIH, GCIP, professor-investigador de matemática e estatística, Cemapre, ISEG, Universidade de Lisboa, membro do Conselho Científico para a Educação Nacional do governo francês (CSEN), cientista visitante no centro europeu, JRC, em Itália, lidera atualmente a Iniciativa Educação, uma organização dirigida à Educação Básica e Secundária.
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010), presidente do Taguspark (2010-2011) e Ministro da Educação e Ciência (2011-2015).
Publicou alguns trabalhos com reflexões sobre a sua experiência ministerial, nomeadamente “Everything starts with the curriculum”, ResearchED 4, Fevereiro 2019; “Curriculum and Education reforms in Portugal: An analysis on why and how students’ knowledge and skills improved“, in F. Reimers (Ed.) Audacious Education Purposes, Springer 2019, e “Math curriculum matters: Statistical evidence and the Portuguese experience” European Mathematical Society Magazine 124, 49-56.
Publicou recentemente Aprender (2025, Lisboa, FFMS), Apología del Libro de Texto: Cómo Escribir, Elegir y Utilizar un Buen Manual (2024, Madrid, Narcea), coautorou Developing curriculum for Deep Thinking – The Knowledge Revival (Springer 2025), coeditou Improving National Education Systems After COVID-19: Moving Forward After PIRLS 2021 and PISA 2022 (Springer 2024), editou Improving a Country’s Education: PISA 2018 Results in 10 Countries (Springer 2021) e coeditou Data-Driven Policy Impact Evaluation (Springer 2019).
Divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, Espanha, Itália e Brasil, nomeadamente A Matemática das Coisas (SPM/Gradiva 2008) e Figuring It Out (Springer 2010). Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática (2003) e da Comissão Europeia (2007). Foi agraciado como Comendador (2008) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2016), e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2022).
Conferência
Aprender – como educamos?